Página

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ser Dona de casa...eis a questão!




Olá,esses dias recebi um e-mail de uma amiga que estudou comigo no primário e acabamos nos encontrando no orkut depois de anos.

Ela é psicóloga,casada e não tem filhos ainda...Me pediu prá que eu falasse no blog sobre ser dona de casa.
Eu costumo dizer que gosto de ser dona de casa,só não gosto de executar tarefas domésticas....rsrrss

Mas eu amo cuidar do meu marido,da minha filha e da rotina da minha casa.As vezes me bate uma culpa por não ter me formado em alguma coisa,ter sido uma mulher independente,comecei a faculdade de publicidade,mas não conclui...na verdade eu acho que a vida de uma dona de casa tem muitos prós e contras.

Eu acho que os prós são quando vc tem a oportunidade de cuidar pessoalmente dos seus filhos,da sua casa,de você,eu por exemplo faço cursos quando me interessa,já fiz natação,hidroginastica,posso resolver pessoalmente os problemas da minha casa...

Os contras é a falta de independencia financeira e a realização pessoal não conquistada.Se bem que eu acho que sempre é tempo prá começar e recomeçar...

Hoje eu não trabalho FORA,mas trabalho e muito dentro de casa,pois existem pessoas que dizem que dona de casa não trabalha eu acho que trabalham e muito e sem remuneração...rsrsrs

Se perguntarem se sou feliz assim eu vou responder que sou sim!Eu acompanho a vida da minha filha desde que nasceu,pude amamentá-la até o 8ºmes,vi ela dar os primeiros passos,as primeiras palavrinhas,escrever as primeiras letrinhas e enfim acompanhei todo o desenvolvimento dela até aqui.

Sei que as vezes isso não é uma questão de opinião ou escolha...eu felismente pude optar por ter uma vida assim,e como todas as coisas tem seu preço!

Eu acho que cada pessoa tem um pensamento,uma escolha,uma necessidade.Acho lindo e admiro as mulheres que trabalham fora e ainda tomam conta da casa.

Quando me casei resolvi que ia levar essa jornada dupla de trabalho,trabalhava de dia e a noite era casa prá cuidar,comida prá fazer,roupa prá lavar...enfim era muita tarefa prá ser executada nas poucas horas que me restavam do dia,quando se pode pagar uma pessoa prá ajuda-lá tudo se simplifica,mas não é o caso da maioria das mulheres que trabalham fora.




Mas mesmo com as tarefas infinitas de uma casa eu não troco minha vida,não sou dondóca não ein?!
Eu apenas sou uma dona de casa e sou feliz assim,parei de me cobrar tanto uma vida profissional,pretendo ter mais 1 filho e cuidar da mesma maneira que cuidei da Isabella que faz 4 anos agora em dezembro.

Ah! eu disse acima que não gosto de executar tarefas domésticas...rsrs,mas tem as excessões claro! Eu gosto de cozinhar por exemplo...gosto de cuidar da casa,decora-la e arruma-la do meu jeito e principalmente cuidar da minha filha e marido.

Mas isso já me incomodou bastante,bastava falar que é dona de casa para as pessoas olharem para você com pena, ou acharem que você é inútil ou folgada por não ajudar o marido com as despesas.

Sem contar que a visão da dona de casa é aquela mulher feia,que não cuida da aparência e vive de bobs no cabelo e espanador na mão....rsrs,eu digo que eu me cuido muito e não é porque estou sempre lavando louça que deixo de cuidar das minhas unhas e mãos por exemplo!

Apesar dessa conotação negativa, eu abri mão da carreira para trabalhar em casa sem ganhar um tostão. Mas não antes de ter pensado e avaliado todos os prós e contras dessa decisão tão difícil. E aí está uma das grandes diferenças em relação às donas de casa de antigamente.

Prá você que tem dúvidas se continua sua carreira ou se tranforma-se numa secretária do lar eu te digo:Analise bem a sua vida,os prós e os contras,sua necessidade financeira e sua necessidade de realização pessoal e só assim decida o caminho a seguir.

Beijo a todas!



3 comentários:

  1. Amei Cris !
    Eu me sinto exatamente da mesma maneira que você !
    Eu também agora sou dona de casa e mãe em tempo integral e também adoro , o que me incomoda mais é a dependência financeira , tem dias que me irrita profundamente , mas é o lado contra da coisa né ?!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Realmente toda decisão tem suas implicações. Eu escolhi, ou fui obrigada a escolher, dar mais valor à minha carreira! Hoje ela está consolidada como historiadora e tendendo à fotografia mas sinto falta de ficar um pouco em casa cuidando de mim e de outras áreas da minha vida!

    ResponderExcluir
  3. Cris... Acho lindo, simples e tocante o jeito como você escreve... Parabéns! Obrigada pelo post. Acho que o que vale apena é, pesando prós e contras, o que faz a gente mais feliz, agora, hoje. E sempre é tempo. Tempo de passar mais tempo em casa, tempo de ser mae e esposa, tempo de trabalhar menos, de trabalhar muito e muito mais... Enfim, tempo de ser feliz, hoje. Um beijo em seu coração! Parabéns pelo blog!
    Débora

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua opinião,é muito importante para mim.