Página

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dentes saudáveis!


Ai como eu detesto ir ao dentista,mas acho que a maioria das pessoas tem pavor mesmo,só de ouvir o barulho daquele motorzinho,me dá calafrios.
Gente,mas é necessário.Dentes saudáveis é saúde para o corpo todo,além do mais os dentes são tudo na beleza estética,sem contar que não é nada agradável conversar com alguém que tem mal hálito,devido ao mal cuidado na higiene bucal.

Uma boa higiene bucal transmite um aspecto bom e saudável a qualquer pessoa.
Profissionais da saúde recomendam escovar os dentes regularmente, mas não com muita força. Dois minutos no máximo, sem pressionar a escova de dente com muita força contra a gengiva e os dentes. O espelho deve ser usado para ver se a placa bacteriana foi totalmente removida durante a escovação dos dentes.
Eu to fazendo tratamento e limpeza dos dentes,confesso que não é nada agradável,mas é muito recompensador e saudável.Se você não visita seu dentista há tempos,está na hora de fazer uma visitinha!


Bjos a todas!




Então segue algumas dicas que podem ajudar a gente ter dentes e boca mais saudáveis:

1)A escova dental deve possuir cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena, para não traumatizar bochecha e língua, e facilitar a limpeza dos dentes do fundo.

2) A escovação deve ser feita idealmente três vezes ao dia, porém diante de impossibilidades, deve se caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam. 

3)O fio dental é indispensável a saúde bucal, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da escovação noturna.

4) Para ajudar a ter dentes saudáveis, a dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas tem consumo quase liberado, já açucares, alimentos ácidos, refrigerantes, guloseimas devem ser ingeridos com moderação. Sabe-se que idealmente deve-se escovar os dentes após cada refeição. 

5) Os doces de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.

6) Existem os alimentos protetores e alimentos detergentes que são indicados. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bacterias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.

7) O mau hálito pode acabar com a beleza de qualquer sorriso. Para preveni-lo,é indicado o uso do limpador lingual ou escova de dentes para fazer uma limpeza delicada da língua. Além disso, use o fio dental, faça a escovação corretamente, alimente-se em intervalos de três ou quatro horas entre as refeições, beba de dois a três litros de água (ou outros líquidos) por dia e evite o consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas. Essas medidas poderão evitar o mau odor bucal.






*Fonte:http://vilamulher.terra.com.br/dicas-para-ter-dentes-saudaveis-11-1-60-238.html

*Imagens retiradas da internet,se forem protegidas por direitos autorais divulgarei  os créditos.
A não autorização de uso das imagens,devererá ser comunicada pelo e-mail do Blog e assim serão retiradas do mesmo.

2 comentários:

  1. Cris,se perguntarem o que mais acho feio em mim,digo os dentes. Sempre tive pavor de dentista!!!!Até hj!Meu siso volta e meia teima em nascer e tomo um paleativo,affff....

    Ótima abordagem!Preciso tomar vergonha na cara!E devia ter ouvido a minha avó qdo queria me obrigar a usar aparelho!

    ResponderExcluir
  2. Marii,corre para o dentista menina!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu mooorroo de medo tbm,não vejo a hora do meu tratamento terminar,se eu pudesse queria anestesia geral...kkk
    Usei aparelho 4 anos...ai como ja sofri com esses dentes!

    Bjooo Mari!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua opinião,é muito importante para mim.