Página

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pílula Anticoncepcional


A pílula, como é popularmente conhecido o contraceptivo oral, possivelmente é o método de contracepção mais comum no mundo: calcula-se que nada menos que 90 milhões de mulheres no mundo todo façam uso dela.

Como a pílula funciona?

A pílula é composta por hormônios similares aos que a mulher produz normalmente, a progesterona e o estrógeno. Com a ingestão diária de uma pequena quantidade dos hormônios, ela inibe a sua ovulação, o óvulo não é fertilizado pelo espermatozóide e a gravidez não ocorre. Quando acaba uma cartela e a mulher para de ingerir os hormônios, ocorre a menstruação.

Quais os efeitos colaterais?

Podem ocorrer sintomas como náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramento vaginais irregulares e depressão nos primeiros meses de uso da pílula, mas esses efeitos colaterais frequentemente cessam após alguns meses.

Qual o risco de engravidar?

Se você toma a pílula religiosamente no mesmo horário todos os dias, sua chance de engravidar é de apenas 0,1%. Trocando em miúdos, significa que, para cada mil mulheres que usam a medicação por um ano, uma engravida. Mas, cá entre nós, se manter a disciplina fosse tão fácil, ninguém faltaria à ginástica, certo? Sem seguir um padrão militar — por exemplo, você toma de madrugada num dia e simplesmente se esquece do anticoncepcional em outro —, a eficácia cai para 92%. O segredo para não se surpreender com uma gravidez indesejada? Incorporá-la à rotina, como algo que você faz após o café ou antes de passar a maquiagem.

Esqueci de tomar a pílula e agora?

Deixou passar o horário determinado? Procure tomar a pílula nas 12 horas seguintes.

Tomar pílula engorda?

Essa é uma dúvida muito comum entre as jovens, e a resposta é sim. O anticoncepcional é um conjunto de hormônios que podem trazer efeitos colaterais, como o aumento de apetite e retenção de líquidos no corpo, além de tontura e outras tantas conseqüências durante o período em que se toma. Mas, se a guerra contra a balança continuar mesmo depois da menstruação, verifique se não há nada além da pílula influenciando suas medidas. Não esqueça de consultar o seu médico.

Apesar de nenhum método contraceptivo ser isento de riscos, eles tendem a ter 99,8% de eficácia. É bom lembrar que o contraceptivo hormonal não evita doenças sexualmente transmissíveis, como aids, sífilis e herpes genital. Portanto, faça sexo seguro e, na dúvida, use também a camisinha.

Beijo a todas.









*Fonte:http://www.semfrescuraonline.com.br/2009/04/belezasaude/pilula-anticoncepcional-sem-duvidas/


2 comentários:

  1. Engarvidei dos gêmeos tomando pílula do dia seguinte acredita Cris!?rs! Acho a pílula o melhor métoda contraceptivo,mas tive que parar por causa da enxaqueca. Fui na GO esses dias,ela me indicou o anel vaginal. Afff...vou ver no que dá!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Mari,não acredito!
    Morro de medo de engravidar tomando pílula tbm...e eu teho enxaqueca por causa delas tb e ovarios policisticos...por isso não posso ficar sem.afff
    Use o anel e depois quero saber como é...Bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua opinião,é muito importante para mim.