Página

domingo, 3 de outubro de 2010

Pessoas que guardam tudo!

Gente,essa semana que se passou eu assisti no programa da Ana Maria Braga,uma matéria falando sobre pessoas que guardam tudo,roupas velhas,discos de vinil,documentos antigos,enfim coisas que não terão mais ultilidade.

Ainda existem aquelas pessoas que vão além disso,guardam lixo,comidas estragadas (inacreditavel),roupas espalhadas pela casa,um verdadeiro caos.



Isso na verdade é uma doença nos casos extremos,não naqueles que você guarda algo com valor sentimental.
O nome dado esse tipo de comportamento é :Síndrome de Diógenes, foi inspirada em um filósofo grego chamado Diógenes que vivia em um barril pregando ideais de animalismo e niilismo. Esta síndrome é caracterizada por extremo negligenciamento, tendências reclusivas e acumulação compulsiva, algumas vezes de animais. A doença normalmente afeta pessoas de idade avançada que vivem sozinhas, caracterizando-se pelo total abandono pessoal e social, e pelo isolamento voluntario em seu próprio lar.



 O aposentado britânico Merv Jones,73 anos acumulou 100 toneladas de lixo na sua casa,foi preciso as autoridades britânicas interferirem,pois o mal cheiro estava insuportável e havia acumulo de ratos,baratas,as autoridades levaram 3 semanas para recolher todo o lixo da casa.

Aqui no Brasil também houve um caso semelhante,a espanhola Violeta Martinez, 78 anos acumulou tanto lixo em sua residencia que foram precisos 24 caminnhões para retirar tudo da casa,totalizando 72 toneladas de lixo,que só foram descobertos porque os vizinhos efetuaram a denúncia,pelo mal cheiro e insetos.


 A Síndrome de Diógenes caracteriza-se pela acumulação de objetos, muitos deles ou sua totalidade, sem valor. Ela é caracterizada como um sintoma do isolamento social, falta de pudor e de cuidados com a higiene pessoal, além da recusa em receber ajuda.

Embora a doença possa até afetar pessoas mais novas, a maior parte são idosos que vivem uma vida quase de eremitas.

Entretanto, nem sempre a acumulação de bagulhos e confusão é resultado desta síndrome. Muitas vezes, a bagunça generalizada,não se trata de nenhuma doença ou distúrbio,pode ser simplismente falta de higiene ou porquisse mesmo!




Para quem quiser ver a matéria no mais você,acesse:

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1621960-10345,00-MANIA+DE+GUARDAR+TUDO+EM+CASA+PODE+SER+DOENCA.html


Bjos a todas e bom domingo!




5 comentários:

  1. Ecaaaaaaaa, tem maluco pra tudo nesse mundo!!!
    Eu adoro jogar as coisas fora, me livrar de tudo velho e sem uso, adoro arrumar o guarda roupa, faço isso 1 ou 2 vezes no mês, e toda vez vai um monte de coisa fora, pq o que eu acho que vou precisar num mês, no outro eu já nem sei pq guardei, e vai pro lixo!!! As coisas velhas tem que sair pra dar lugar as novas, ODEIO coisas entulhadas, e o que eu não quero mas ainda dá pra usar e dou pra quem precisa!
    ótimo post! Beijosssssssss

    http://clube-dalulu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluco? é essa sua definição pra alguém que está doente e precisa de ajuda? tentou ver o seu "adoro jogar coisas fora" o que significa? talvez você irá parar no mesmo terapeuta que eles.

      Excluir
  2. Nossa Fran eu tbm,odeiooo coisas entulhadas,casa bagunçada....pelo amor de Deus,como essas pessoas conseguem viver assim?

    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Jesus... rsrs.. vc pensou na mesma pessoa que eu cris? genteee eu sabia que noa é normal uma pessoa guardar tanta coisa velha... gente que horror, né?!
    gostei na materia!
    bjocas..

    ResponderExcluir
  4. É Aila,não é normal não...credo!

    Bjoss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua opinião,é muito importante para mim.